DESEQUILÍBRIO

Calorão e vazamento em adutora impactam o abastecimento de água em Uberaba

Codau distribuiu nota à imprensa alertando para intermitência no fornecimento de água e pede economia por parte da população

Publicado em 24/02/2025 às 10:28Atualizado em 24/02/2025 às 18:56
Compartilhar
Direção da Companhia alega que obras complementares, como a perfuração de poços, são necessárias para equilibrarem o abastecimento (Foto/Divulgação)

Direção da Companhia alega que obras complementares, como a perfuração de poços, são necessárias para equilibrarem o abastecimento (Foto/Divulgação)

Em nota enviada à imprensa nessa segunda-feira (24), a Codau informa possível intermitência no abastecimento de água em Uberaba. A companhia pede apoio da população, tendo em vista o aumento no consumo devido às altas temperaturas na cidade. Além disso, grande vazamento em adutora mestra afetou ainda mais os níveis de reservação de água na cidade

A redução nos níveis dos reservatórios da região oeste de Uberaba ainda repercutirá por alguns dias, provocando a intermitência na distribuição de água em toda a cidade. A situação se agrava com o alto consumo, bem acima do normal por conta do calor. Nos últimos dias foram dias consecutivos de sol forte, que elevaram as temperaturas. Até sexta-feira (28), os termômetros em Uberaba estarão na casa dos 34ºC a 36ºC, com sensação térmica em torno dos 40ºC (Inmet).

O consumo de água intenso e rápido compromete ainda mais o sistema de produção e a retomada da capacidade máxima dos reservatórios. Nessa segunda-feira (24), o índice de reservação às 7h estava em 36,4%, quando o ideal é acima de 70%.

“Ainda não completamos as obras estratégicas para atender o déficit atual por água. O objetivo é aumentar a produção de água em cerca de 200 litros/segundo, com a oferta extra vinda dos poços profundos, antes que o novo sistema do rio Grande fique pronto. Um dos poços está funcionando no reservatório 11 (Uberaba 1) e o do Centro de Reservação 13 está em fase final de obra. Mas teremos que perfurar os outros dois poços previstos, [sendo] um para o CR-15 e outro para o CR-16. Até a conclusão de todos eles, ainda teremos dificuldades para complementar a produção”, ressaltou o presidente da Codau, Rui Ramos.

Ele reforça a necessidade de economia e eliminação de desperdícios. “Devemos ficar atentos para não descuidar do uso racional da água. E lembrando sempre da importância de ter uma reserva adequada em casa para enfrentar qualquer tipo de intermitência na distribuição. Para uma família de até cinco pessoas, a caixa d’água deve ter no mínimo 1.000 litros”, concluiu o dirigente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por