Entre os itens recolhidos em parceria com a Agronelli estão pilhas e baterias inservíveis, mouses, teclados, cabos, tablets, notebooks e outros (Foto/Reprodução)
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em parceria com o Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades), promoveu campanha de coleta de resíduos eletrônicos e pilhas/baterias, resultando na destinação ambientalmente adequada de mais de 200 quilos de materiais.
A UFTM disponibilizou quatro pontos de entrega voluntária (PEVs), estrategicamente localizados em unidades que possuem grande circulação de pessoas, como o Centro Educacional e a Univerdecidade, abertos a toda a comunidade de Uberaba.
Foi depositado nos PEVs um total de 167,7kg de resíduos eletrônicos e de 59,2kg de pilhas e baterias, demonstrando o comprometimento da comunidade com relação ao descarte responsável desses materiais.
Entre os itens entregues nos PEVs estavam pilhas e baterias inservíveis, mouses, teclados, cabos, tablets, notebooks e outros resíduos eletroeletrônicos de pequenas dimensões. Todo o material coletado foi encaminhado para o Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades), em conformidade com o acordo de cooperação estabelecido entre a UFTM e o Iades para promoção da Logística Reversa.
Resíduos eletrônicos, pilhas e baterias despertam uma grande preocupação ambiental devido aos riscos que apresentam quando descartados de forma inadequada. Esses materiais contêm substâncias tóxicas que podem poluir o solo, a água e o ar, causar danos à saúde humana e contribuir para a perda de biodiversidade.
Para o diretor da Divisão de Sustentabilidade (DiSUS) da UFTM, Vinícius Carvalho Rocha, a campanha demonstrou que a população tem consciência dos impactos ambientais que tais resíduos podem causar e que é necessária apenas uma oportunidade para que as pessoas possam fazer o descarte adequado.
“Às vezes, a pessoa armazena esses resíduos eletrônicos em casa por muito tempo e acaba descartando-os juntamente com os resíduos comuns, pois não têm tempo de levá-los a um lugar específico ou até mesmo desconhecem um local onde pode descartá-los de forma correta e ambientalmente sustentável. É preciso disponibilizar pontos de coleta em locais de fácil acesso para que as pessoas possam fazer o descarte adequado”, destacou Vinícius.
A DiSUS, em parceria com o Iades, informou que deve realizar novas campanhas ao longo do ano, reforçando o compromisso das instituições com a sustentabilidade. Para Vinícius Carvalho, é fundamental que a comunidade esteja atenta aos canais de divulgação institucional da UFTM para se manter informada sobre os períodos e locais de coleta desses resíduos. Dessa forma, todos poderão contribuir de maneira eficaz para a destinação adequada de tais materiais.