Alunos de cursos da UFTM, funcionários e usuários do CAPS foram recepcionados por funcionários da ABCZ (Foto/Divulgação)
O programa de Extensão Territórios de Vida realizou acompanhamento terapêutico de pessoas atendidas no Centro de Atenção Psicossocial Maria Boneca (CAPS) no parque de exposições Fernando Costa, onde acontece a 89ª ExpoZebu. A visita dos usuários do CAPS contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proext) e do setor de transporte da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
De acordo com a direção do serviço especializado, o programa de Extensão Territórios de Vida visa contribuir com a ampliação da circulação das pessoas atendidas no CAPS Maria Boneca na comunidade e a desconstrução de estigmas e preconceitos em relação às pessoas com sofrimento psíquico.
Participaram do passeio na feira os usuários e trabalhadores do CAPS Maria Boneca e alunos de cursos de graduação da UFTM (Fisio, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicologia e Medicina) integrantes do Programa de Extensão.
Os visitantes foram recebidos por funcionários da ABCZ e alguns desfrutaram de passeios nos carrinhos de empresas, puderam conhecer as instalações da ABCZ TV e foram presenteados com pastéis por uma das barracas que estão instaladas no Parque Fernando Costa, para a ExpoZebu.
“Com a ocupação dos espaços públicos e/ou de uso coletivo, o Programa visa contribuir para o exercício do direito à cidade e à convivência comunitária, oportunizando às pessoas envolvidas o usufruto de atividades culturais, sociais e artísticas desenvolvidas no município. Neste sentido, a exposição da ABCZ é um ponto turístico que mobiliza a comunidade. Esta convivência é fundamental para a promoção da convivência e para a formação de profissionais de saúde engajados na luta antimanicomial”, afirmou a professora Rosimar Querino, coordenadora do Programa de Extensão.
O Centro de Atenção Psicossocial Maria Boneca é um Serviço Especializado de Saúde Mental de média-alta complexidade, destinado ao cuidado de pessoas adultas com transtornos mentais graves e crônicos. Serviço filantrópico conveniado à Secretaria Municipal de Saúde através da Diretoria de Atenção Psicossocial.