A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) concluiu, nesta terça-feira (17), a primeira turma do curso sobre Escuta Especializada. A iniciativa visou capacitar os participantes sobre o conjunto de procedimentos da Escuta Especializada, para que possam acolher e direcionar corretamente crianças e adolescentes vítimas de violência.
Vale destacar que será promovida mais uma turma da capacitação, na próxima segunda (23) e terça-feira (24), das 8h às 17h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A CDL fica localizada na Rua Luís Soares, 520 - Fabrício. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.
A capacitação foi ministrada pela consultora e mestre em serviço social Izildinha Nunes. A profissional destacou que o curso foi pautado na Lei 13.431/2017, legislação criada para otimizar a forma como as crianças e adolescentes vítimas de violência são atendidas. “O foco principal desta lei é evitar a revitimização, que a criança não fique repetindo o tempo todo o que aconteceu. Então, vai ter o profissional que vai fazer a Escuta Especializada ou o Depoimento Especial”, explicou.
Conforme a legislação, a Escuta Especializada é o procedimento de entrevista sobre situação de violência com criança ou adolescente perante órgão da rede de proteção, limitando o relato estritamente ao necessário para o cumprimento de sua finalidade. Já o Depoimento Especial é o procedimento de oitiva de criança ou adolescente vítima ou testemunha de violência perante autoridade policial ou judiciária.