(Foto/Reprodução)
A Prefeitura de Uberaba vai transferir a Casa do Adolescente para outro local, com a promessa de oferecer melhores condições de acolhimento aos jovens atendidos. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ernani Neri, durante reunião com representantes do Ministério Público nesta quinta-feira (3).
A unidade, que tem endereço sigiloso, abriga adolescentes do sexo masculino sob medida protetiva judicial. Segundo Neri, o edital para seleção da nova sede será publicado ainda neste mês. Ele afirmou que a mudança visa ampliar o espaço físico e melhorar o atendimento prestado.
Além da mudança de local, foram discutidas outras melhorias para o serviço, como o reforço na equipe que atua na Casa. O Ministério Público cobrou a ampliação das ações e destacou a importância da articulação entre os órgãos públicos para garantir proteção efetiva às crianças e adolescentes.
Durante o encontro, também foi abordada a situação dos Conselhos Tutelares de Uberaba. Atualmente, os três conselhos funcionam em um único imóvel, no bairro Vila São Vicente. A proposta debatida é instalar cada unidade em seu território de abrangência, priorizando regiões com maior número de denúncias de violações de direitos.
Participaram da reunião a coordenadora regional das Promotorias de Defesa da Criança e do Adolescente, Fernanda Fiorati Freitas, o promotor da Infância e Juventude de Uberaba, Diego Aguillar, além de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Ainda na semana passada, o secretário Ernani Neri se reuniu com o promotor de Defesa da Saúde e do Idoso, José Carlos Fernandes Junior. Na pauta, políticas voltadas à população idosa e a futura inauguração da primeira Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) pública do município.