O Banco Central quer regulamentar os cartões de crédito e débito e unificar as máquinas. A intenção é diminuir os custos dos lojistas e acirrar a concorrência. Ainda não existe uma legislação sobre os cartões.
A partir de 1º de julho, as máquinas de ler cartões estarão habilitadas a receber todas as administradoras. Segundo o BC, com a unificação o comerciante vai economizar com o aluguel dos equipamentos e assim pode diminuir os preços das mercadorias.
Em Uberaba, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fúlvio Ferreira, recomenda cautela aos associados da entidade. A orientação é que não decidam de forma apressada. “É necessário analisar as propostas das várias bandeiras. A orientação é para que, num primeiro momento, aguarde, pense e reflita. Pode ser que opções melhores aconteçam”, observa.
Além de acreditar na melhoria do equipamento a ser disponibilizado, Fúlvio diz esperar que sejam reduzidas, também, as taxas hoje praticadas pelas principais bandeiras atuantes no Brasil. Segundo ele, os juros cobrados chegam a 12,99% ao mês.