Este ano, a festa de Corpus Christi, na quinta-feira (3), vai acontecer no pátio da Igreja São Domingos. Como gesto de partilha os fiéis doarão alimentos. A celebração irá começar às 17 horas, sendo presidida pelo arcebispo Dom Roque Oppermann e concelebrada por cerca de 30 padres. Todas as 25 paróquias da cidade deverão participar da celebração.
Para a cerimônia são esperados também mais de 500 ministros da Comunhão Eucarística. É que na oportunidade eles farão a renovação dos seus compromissos eucarísticos. A festa de Corpus Christi celebra a presença do Corpo de Cristo na hóstia santa. Ela surgiu no século XII devido a algumas heresias sobre a real presença de Jesus na Eucaristia.
A procissão, aliás, que se realiza durante a festa, representa a manifestação do povo que crê que o Corpo e Sangue de Cristo estão verdadeiramente presentes no pão e vinho consagrados. Este momento, que acontece durante o rito eucarístico da missa, é chamado de transubstanciação, onde a matéria (pão e vinho) permanece e o que muda é a substância (corpo e sangue de Cristo).
Em Uberaba, como sinal de partilha do pão e vinho, todos os fiéis estão convidados a levar um quilo de alimento não perecível. O montante será distribuído em asilos e creches.
Após a missa, por volta das 18h45, os fiéis sairão em procissão até a Catedral Metropolitana, seguindo pelas ruas Segismundo Mendes, Vigário Silva e praça Rui Barbosa. Nas escadarias da Catedral, ocorre a bênção do Santíssimo Sacramento exposto no ostensório.