Proprietário rural que preferiu não se identificar contatou a redação do Jornal da Manhã para denunciar um serviço da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) que, segundo ele classificou, foi “abusivo e desrespeitoso”.
De acordo com o homem, no ano de 2008 ele se inscreveu no programa Energia Rural do Governo Federal e até março desse ano não havia sido beneficiado. “Disseram que a previsão de instalação da rede elétrica seria até 2010, mas, como eu não podia esperar, contratei a empreiteira da Cemig sob o acordo de que eu seria ressarcido financeiramente, o que até agora não aconteceu”, reclama.
Segundo o proprietário, a obra da empreiteira Celminas foi entregue no dia 15 de julho e, na ocasião, equipe técnica da empresa estipulou prazo de 30 dias para o reembolso do dinheiro. “Ainda não vi a cor do dinheiro. E ainda de acordo com o termo de restituição financeira que eu assinei, vou receber somente R$ 4.850,44 dos R$ 6,5 mil que eu gastei”, alega. “Estou me sentindo lesado e levei o maior prejuízo com essa história toda”, diz o homem
A assessoria de comunicação da Cemig informou que o caso do proprietário está sob análise, mas o prazo para a restituição do dinheiro é até dezembro de 2010. “O objetivo do Luz para Todos é universalizar o acesso à energia elétrica, portanto, a demanda de serviços é muito grande e a existe a possibilidade de contratar a empreiteira para a execução”, explica o responsável pelo relacionamento externo da Cemig, Valter Hugo Vieira.
De acordo com ele, o requerente do serviço é informado sobre todos os prazos de entrega e ressarcimento, inclusive em cláusula contratual. “Todos são informados sobre a possível demora para a restituição do dinheiro”, afirma. Em relação à diferença no valor do dinheiro a ser recebido pelo produtor rural, Valter afirma que a quantia é restituída conforme orçamento feito pela Cemig. “Fica a critério do produtor a contratação da empreiteira, algumas fazem o serviço mais barato, outras cobram mais. Daí a diferença de preços”. Segundo o funcionário, o orçamento é baseado em tabelas e valores do mercado de Uberaba.