Prefeita Elisa Araújo esteve nesta segunda na comunidade rural de São Basílio com o secretário do Agronegócio, representante da Cemig e coordenação do Procon (Foto/Divulgação)
Produtores e moradores da comunidade rural de São Basílio, em Uberaba, reuniram-se na tarde dessa segunda-feira (21) com a prefeita Elisa Araújo, o secretário municipal do Agronegócio, Agnaldo Silva, e representantes da Cemig e do Procon, para discutirem soluções para as constantes interrupções no fornecimento de energia no local.
Em contato com a reportagem do Grupo JM de Comunicação, produtores da localidade informaram que receberam da Cemig a garantia de que a concessionária de energia elétrica fará revisão da rede de distribuição. Conforme relato dos moradores, a rede tem mais de 40 anos e precisa de atualizações.
Ainda conforme os moradores, a Prefeitura disse que fará gestão junto à Cemig para que seja encontrada solução e o fornecimento de energia elétrica seja regular, sem interrupções para a comunidade rural.
Outra produtora informou que, na questão da saúde, em emergência, o Samu não se desloca até a comunidade, mas a prefeita Elisa Araújo (PSD) disse que o Samu aéreo atenderá a comunidade quando for preciso.
Também foi oferecido pela Prefeitura caminhão-pipa quando necessário, para garantir abastecimento de água.
Leia também: Muita chuva é aguardada para esta semana em Uberaba
A chefe do Executivo colocou o Procon à disposição dos moradores, ao longo desta semana, para acolher, in loco, os pedidos individuais de ressarcimento por prejuízos causados com a falta de energia. Além disso, o Procon estará disponível no bairro para esclarecimento de outras necessidades.
“O Procon, que já esteve aqui pela manhã, vai continuar vindo nos próximos dias para solucionar as dúvidas, necessidades e os pedidos de ressarcimento dos prejuízos causados pela falta de energia por tantos dias consecutivos. Além disso, falamos sobre saúde, infraestrutura, iluminação pública e isso tudo foi um bom avanço para que as melhorias que já estão iniciadas aqui na comunidade continuem e sejam mais eficientes. Voltamos desse diálogo com muitas tarefas de casa para que a comunidade seja melhor atendida”, afirmou a prefeita.
Segundo o agente de relacionamento da Cemig, Hudson Elvis Ferreira, a Companhia comprometeu-se a realizar uma inspeção para detectar os pontos mais críticos, como árvores encostadas na rede e equipamentos quebrados. “Vamos fazer essa inspeção com drone em toda a rede e, a partir da identificação inicial desses problemas, já vamos fazer a manutenção imediata desses locais. Paralelo a isto, vamos encaminhar para a área técnica estudos para trazer para cá uma dupla alimentação”, explicou.
Comunidade rural de São Basíilio (Foto/Reprodução/Google Street View)