Ação preventiva visa reduzir riscos de curto-circuito e interrupções no fornecimento com a chegada do período chuvoso em Uberaba e região
Entre janeiro e agosto de 2025, a Cemig registrou 2.605 ocorrências em Minas Gerais que afetaram quase 800 mil clientes. (Foto/Divulgação)
Equipes da Cemig retiraram cerca de 700 materiais presos à rede elétrica do Triângulo Mineiro entre janeiro e agosto deste ano, principalmente restos de pipas. A medida faz parte do programa de manutenção preventiva da companhia, que intensifica ações com a aproximação da temporada de chuvas, visando reduzir riscos de acidentes e interrupções no fornecimento de energia em Uberaba e cidades da região.
De acordo com o superintendente Regional da Cemig no Triângulo, Wellington Cancian, mais de 90% dos objetos retirados são restos de pipas, que podem conduzir eletricidade e provocar curto-circuitos. “Soltar pipa é uma diversão saudável, desde que longe da rede elétrica. Se a pipa enroscar, não tente retirar. Nossas equipes são treinadas e equipadas para realizar esse trabalho com segurança”, afirmou.
Durante o período seco, ventos favorecem a soltura de pipas e o acúmulo de materiais na rede, aumentando o risco de acidentes com a chegada das chuvas a partir de outubro. Objetos como sacolas e galhos também podem causar curtos e romper cabos quando em contato com água.
Entre janeiro e agosto de 2025, a Cemig registrou 2.605 ocorrências em Minas Gerais que afetaram quase 800 mil clientes. No Triângulo Mineiro, incluindo a cidade de Uberaba, 254 incidentes resultaram na interrupção do serviço para cerca de 47 mil unidades consumidoras.
A primeira chuva após meses de estiagem é especialmente crítica, pois a água em contato com poeira acumulada nos cabos e isoladores cria uma película condutiva, aumentando o risco de descargas elétricas e falhas no sistema.
Para 2025, a companhia investiu R$ 360 milhões em manutenção preventiva, com foco em reforçar a infraestrutura da rede elétrica e reduzir impactos de eventos climáticos. Em caso de cabos rompidos, a recomendação à população é manter distância e acionar imediatamente a Cemig pelo telefone 116 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
No Triângulo Mineiro, incluindo Uberaba, 254 incidentes resultaram na interrupção do serviço para cerca de 47 mil unidades consumidoras. (Foto/Divulgação)