Localizada a pouco mais de 200 km de Uberaba, cidade maior produtora de cana-de-açúcar do Brasil, a cidade de Campina Verde vai sediar a primeira fábrica do país dedicada à produção de biochar a partir de resíduos dessa cultura. O investimento de R$ 15 milhões está sendo feito pela NetZero, empresa francesa especializada em soluções para o clima. A nova unidade está em construção e tem previsão de início das operações em fevereiro de 2026.
O biochar é um material semelhante ao carvão, mas com um diferencial importante: ao ser misturado ao solo, melhora sua qualidade, aumentando a retenção de água e nutrientes, além de ajudar a combater as mudanças climáticas, pois captura carbono da atmosfera e o mantém no solo por longos períodos.
A escolha de Campina Verde, cidade situada em uma das maiores regiões produtoras de cana do país, reflete o enorme potencial da cana-de-açúcar, que gera milhões de toneladas de resíduos como bagaço e palha. Esses resíduos, muitas vezes desperdiçados ou queimados, serão transformados na nova fábrica da NetZero, com capacidade de produção de 4 mil toneladas de biochar por ano.
“Vemos grande interesse do mercado e fortes sinergias para além da agronomia. Estou confiante de que nossa solução ponta a ponta se tornará essencial para os players da cana, pois resolve de uma só vez inúmeros desafios que eles enfrentam”, diz Pedro de Figueiredo, CEO da NetZero no Brasil.
Além de reduzir o desperdício de material e evitar queimadas, práticas comuns no manejo da cana, o uso do biochar pode melhorar a produtividade agrícola, reduzir o uso de fertilizantes e promover a sustentabilidade nas lavouras. O modelo adotado pela NetZero será totalmente circular, já que os resíduos utilizados na produção do biochar virão dos próprios produtores locais, que também usarão o produto para melhorar seus solos.
Com a construção dessa unidade, a NetZero dá início a um projeto mais amplo de expansão no Brasil, que já conta com iniciativas bem-sucedidas utilizando resíduos de café. A nova fábrica de biochar em Campina Verde representa um avanço significativo na busca por alternativas mais verdes e eficientes para a agricultura.