Centro Nacional da Cidadania Negra (Ceneg) deverá abrigar o Centro de Qualificação dos Professores (Qualicentro). Imóvel retorna à Prefeitura após a Câmara de Vereadores ter revogado com treze votos favoráveis, a concessão de uso da área. O anúncio sobre o Qualicentro foi feito pelo próprio secretário de Educação, José Vandir de Oliveira, colocando a medida como prioridade.
A futura instituição de ensino, segundo o educador, é resultante de parceria do Estado, Município e Governo Federal. José Vandir justificou aos vereadores que a atual estrutura totalmente depredada será reconstruída com verba de R$ 3 milhões, liberada pelo Ministério da Educação por interveniência do deputado federal Nárcio Rodrigues (PSDB).
O recurso, de acordo com o Secretário, já está “separado” em Brasília, apenas aguardando a tramitação burocrática e a remessa dos documentos necessários.
O Qualicentro será diretamente ligado ao Instituto Federal de Educação do Triângulo Mineiro (IF Triângulo), tendo Vandir como coordenador. O atendimento se estenderá a 78 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, atingindo 822 unidades escolares, 8.053 professores e 452 mil alunos.
A instituição será pautada em conceitos modernos de educação, com cursos presenciais, ensino a distância e pré-vestibular gratuito. José Vandir afirmou serem as próximas fases dedicadas à formatação de convênios e licitação. A concretização do Qualicentro, conforme expectativa do educador, será em março de 2011.