A abertura oficial do FeLi acontece dia 4 (quarta-feira), às 19 horas, na sala Porta Laranja, com o bate-papo “Música e literatura”
1º Festival Literário da UFTM (FeLi), será de 4 a 6 de dezembro (Foto/ Reprodução)
O Centro Cultural da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) realizará o 1º Festival Literário da UFTM (FeLi), de 4 a 6 de dezembro, com uma programação diversificada, que contará com oficinas, roda de conversa, lançamento de livros, sarau, palestras, exibição de filmes e feira de livros. Será uma verdadeira celebração da literatura nacional e uberabense para toda a comunidade interna e externa da UFTM.
A primeira atividade do festival é a “6ª Photoficina” intitulada “Fotografia Poética: a oficina de fotografia encontra a ‘flor e a náusea’ de Drummond”, que será ministrada pelo fotógrafo Flávio Salge e contará com a participação do poeta Márcio Ketner Sguassábia, no dia 3, das 18h30 às 21h30, na Sala Porta Laranja.
A abertura oficial do FeLi acontecerá dia 4 (quarta-feira), às 19 horas, na sala Porta Laranja, com o bate-papo “Música e literatura” com os convidados, que terão participação on-line: Márcio Borges, escritor e letrista, e Murilo Antunes, poeta e letrista, ambos participantes do movimento musical Clube da Esquina. Presencialmente, para compor a mesa, foram convidados o cantor e compositor Marcelo Taynara e o músico Alexandre Rincon, que fará a mediação.
Serão sete oficinas, entre elas a de contação de histórias, Hip-Hop e Iniciação ao Haicai.
O FeLi lançará um E-book produzido com as contribuições de escritores e poetas de várias partes do Brasil que responderam à chamada pública realizada pelo Centro Cultural para compor a publicação.
Conforme a direção da UFTM, o objetivo do Festival Literário é promover a valorização da literatura em Uberaba e possibilitar a toda a comunidade acesso a esta arte através das diversas atividades propostas, segundo a produtora cultural Samira Vitral, coordenadora do Festival.
“O projeto surgiu para atender às demandas tanto da comunidade interna quanto externa da UFTM relacionadas à literatura e o objetivo é que este Festival se torne parte do calendário de eventos de Uberaba pela importância que um evento desta natureza tem para a formação cultural não apenas da comunidade interna da Universidade, mas para todos os cidadãos uberabenses”, diz texto distribuído pelo Centro Cultural.