A Paróquia São Geraldo Majela, sob a coordenação do Padre Fabiano Roberto, reuniu ontem (29/11) a imprensa para anunciar a inauguração oficial do presépio, que há vários anos vem conquistando o título de Maior de Minas Gerais. Um concurso que foi iniciado pela Secretaria de Estado da Cultura, mas que hoje é mantido por paróquias católicas espalhadas por todo território mineiro.
Com um batalhão de mais de 60 voluntários, o Padre Fabiano segue com a tradição iniciada em 2015, por influência de sua avó, que segundo ele “todos os anos montava o presépio”. Está tudo preparado para a inauguração, que acontece no próximo domingo (1/12), às 19h, e o pároco espera muitas visitas na igreja que fica na Rua Francisco Munhoz Lopes, 355, no Bairro Alfredo Freire. As cidades de Uberlândia e São Joaquim da Barra já confirmaram suas caravanas.
Um belo trabalho de marcenaria, com ricos detalhes de paisagismo, adornado por peças de artesanato capazes de cativar a atenção e despertar sentimentos, completa um ambiente composto por imagens que permitem ao visitante se conectar com o sagrado. O presépio, que é uma representação do local do nascimento de Jesus Cristo, foi composto com vida em abundância pela comunidade de São Geraldo Majela: As crianças vão se encantar com os patinhos, periquitos, pintinhos e peixes que integram a experiência. Haverá também um curral, com animais cedidos pela Fazu.
O presépio é aberto a todos aqueles que quiserem conhecer. A visitação pode ser feita de segunda a sábado, das 14h às 22h, e nos domingos, após as missas, que acontecem às 8h, 10h (Missa das Crianças), e 19h. Este ano é possível caminhar dentro do presépio, o que proporciona maior imersão. Mas, como esclarece o Padre Fabiano, “por uma questão litúrgica, apenas no dia 24/12, a imagem do Menino Jesus será colocada na manjedoura, onde permanecerá até o dia 05 de janeiro”.