Comemoração de um ano do Cresp (Foto/Alfredo Neto/PMU)
Grupo temático do Centro de Referência em Saúde da População LGBT+ (Cresp), formado por usuários da unidade celebrou o primeiro ano do espaço em Uberaba. Ao longo de 2023, foram registrados mais de mil atendimentos no Cresp. Em 2024, até o mês de outubro foram 1.515.
“No primeiro atendimento, o paciente passa pelo acolhimento da equipe. Nessa conversa são identificadas as necessidades do usuário. A partir disso, ele será encaminhado e agendado junto à equipe multidisciplinar para acompanhamento”, explicou a diretora de Atenção à Saúde, Aline Tristão.
De acordo com a coordenação do Cresp, o grupo temático foi sugerido pelos próprios usuários que, a cada encontro, discutem assuntos de interesse comum.
O Centro de Referência em Saúde da População LGBT+ iniciou as atividades por meio de projeto-piloto, em janeiro de 2023, e inaugurou a sede própria em 7 de novembro, na Rua Minas Gerais, 744 - Santa Maria, em imóvel onde antes funcionava a UBS do bairro.
“Esse é um equipamento importante para nossa sociedade, que busca executar suas atividades de forma humanizada e o melhor, incentivar que a população LGBT+ busque informação e também acompanhamento em saúde”, destacou a assistente social da unidade, Maria Cristina Strama.
O Centro de Referência conta hoje com atendimentos de ginecologia, clínica-geral, enfermagem, assistência social, nutricionista, fonoaudiólogo e psicólogo. Voltado ao público LGBT+, o acolhimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3321-7642.