Os registros meteorológicos apontavam pequenos núcleos de chuva fraca e isolada que, em menos de uma hora, se intensificaram para precipitação significativa no centro do município
O calor está muito intenso, e a umidade sobe rapidamente, congela no topo, ocasionando ventos fortes e formando o granizo (Foto/Reprodução)
Uma forte chuva de granizo foi registrada na tarde desta quarta-feira (19) em Uberaba, na região do Residencial Mário Franco. Este é o segundo dia consecutivo em que o fenômeno ocorre na cidade, deixando a população surpresa com as condições climáticas instáveis.
De acordo com a climatologista Wanda Prata, o granizo é resultado de uma chuva localizada, associada a um calor muito forte e aumento considerável da umidade relativa do ar. “O calor está muito intenso, e a umidade sobe rapidamente, congela no topo, ocasionando ventos fortes e formando o granizo. E vai continuar com muito sol e calor intenso, por isso estamos sujeitos a ter chuvas de granizo em qualquer lugar da cidade, a qualquer momento. Mesmo não havendo previsão, o fenômeno pode acontecer, pois a chuva está se formando muito rápido”, explica a especialista.
Wanda Prata ainda destaca que, em fevereiro, já houve uma precipitação de 180mm, o que contribui para o aumento da instabilidade e a formação de chuvas e granizo em diferentes áreas da cidade.
Portanto, Uberaba segue enfrentando um clima imprevisível, com a possibilidade de novas chuvas pontuais, inclusive com pedras de gelos, como registrados ontem e hoje. A orientação da climatologista é que a população se mantenha atenta e protegida.