
(Foto/Divulgação)
Novembro terminou muito mais seco que o esperado em Uberaba, com volume de chuvas 71,5% inferior à média histórica, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O tempo firme elevou as temperaturas e reduziu a umidade relativa do ar ao longo do mês.
O levantamento mostra que choveu somente seis dias em novembro. A maior precipitação ocorreu no dia 3, com 43,2 milímetros. Para todo o mês, eram previstos 226 milímetros, mas o acumulado chegou a apenas 64,4 milímetros.
As temperaturas também chamaram atenção. A mínima do período foi de 14,3°C, registrada no dia 20. Já a máxima atingiu 37,4°C no dia 30, encerrando o mês com forte calor.
Com pouca chuva, a umidade do ar caiu. O índice mais alto do mês foi de 85%, também no dia 3, enquanto o mais baixo chegou a 21% no dia 26, colocando a cidade em alerta para condições de ar seco.
Previsão
Para o início de dezembro, o Inmet prevê aumento da umidade e possibilidade de chuva durante toda a primeira semana. Há chance de precipitações fortes e granizo, embora as temperaturas sigam elevadas.