BORA VACINAR!!!!!

Clima frio e ar seco reduzem procura por vacinas em Uberaba

Juliana Corrêa
Publicado em 14/08/2025 às 15:59
Compartilhar

Segundo a referência técnica da unidade, Priscilla Amaral, o cenário de maior circulação de vírus respiratórios tem impactado diretamente a cobertura vacinal em Uberaba (Foto/Reprodução)

A Central de Vacinas de Uberaba registrou queda na procura por imunizações nas últimas semanas, justamente no período em que as temperaturas mais baixas e o ar seco favorecem o aumento de casos de gripe e resfriado. Segundo a referência técnica da unidade, Priscilla Amaral, o cenário de maior circulação de vírus respiratórios tem impactado diretamente a cobertura vacinal no município.

Em entrevista à Rádio JM, Priscilla frisou que, com as baixas temperaturas, é comum aumentar os casos de doenças respiratórias virais. “É difícil a gente chegar a um lugar hoje em que não tenha ninguém gripado ou tossindo. Com as temperaturas mais baixas e o ar mais seco, os vírus conseguem se espalhar mais facilmente”, explicou.

A referência técnica destacou que muitas pessoas, ao apresentarem sintomas gripais, adiam a ida aos postos de saúde, o que reduz o número de doses aplicadas. Ainda de acordo com Priscilla, a queda na procura foi mais perceptível nas últimas duas semanas.

Para reverter a situação, a Central de Vacinas tem reforçado estratégias para facilitar o acesso da população, incluindo a oferta do “vacimóvel”, que leva imunizações a diferentes pontos da cidade. “Nosso objetivo é ir até a população para facilitar e incentivar a vacinação”, afirmou.

Vacinação em Uberaba

A vacina contra a Influenza está disponível em todas as unidades de saúde de Uberaba. O funcionamento é das 8 às 16h, com exceção das que têm atendimento noturno, abertas até 20h. Além disso, é possível agendar a vacinação em domicílio para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção e moradores de áreas sem cobertura da Estratégia Saúde da Família. O agendamento é feito pela Central de Vacinas, pelo número 3322-7822.

Vale lembrar que de janeiro até o dia 4 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde aplicou 71% a mais de doses de vacinas do que nos primeiros oito meses do ano passado. Se comparado o período atual com todo ano de 2024, o crescimento é de 20% considerando todos os imunobiológicos e faixas etárias.

Neste período em 2025, foram aplicadas 185.773 doses de imunizantes. Nos oito primeiros meses de 2024 foram aplicadas 108.321 doses, sendo registradas 155.036 aplicações em todo o ano. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por