Aproveitando presença da ministra Dilma Rousseff (PT), Codau autorizou ontem início das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Conquistinha e dos emissários no Jardim Maracanã. Apesar da assinatura da ordem de serviço, ainda não há data certa para começar a construção. A estrutura é necessária para atingir 98% de esgoto tratado em Uberaba, promessa da campanha eleitoral em 2008.
O presidente do Codau, José Luiz Alves (PSL), justifica que autorização seria dada na próxima semana durante as festividades da Semana da Água, mas foi antecipada em razão da visita da ministra. “É uma forma de prestar homenagem a Dilma, que tanto nos ajudou. O apoio da Casa Civil foi singular para que fôssemos contemplados com recursos”, declara.
José Luiz afirma não ter conversado ainda com os empreiteiros responsáveis para estabelecer o cronograma de trabalho. A reunião só deverá acontecer na semana que vem, mas ele espera o início efetivo das obras da ETE e emissários Conquistinha imediatamente. A estação de tratamento custará aproximadamente R$ 13 milhões e a construtora tem prazo de 18 meses para executar a obra.