Codau deixará de aceitar o pagamento débito automático ainda este ano. A informação circulou nas redes sociais nesta quinta-feira (6) e foi confirmada pela autarquia ao Jornal da Manhã. Apesar de haver a previsão, ainda não há confirmação sequer da data em que o serviço se tornará indisponível. A Codau ainda pontua que os consumidores serão informados quando o débito automático deixar de ser oferecido.
Questionada pelo Jornal da Manhã, a companhia informou que a medida atende a mudança no modelo de recebimento de faturas em decorrência do contrato de concessão do manejo de resíduos sólidos urbanos, assinado entre o município e o Convale, através do Consórcio Esse, em que há previsão da separação dos valores dos serviços prestados. "Trata-se da necessidade de separação dos valores dos serviços de coleta de lixo e de água e esgoto", pontua a nota enviada ao JM.
A Codau, no entanto, reitera que há diversas facilidades online para o pagamento da conta. "É o caso do boleto bancário, pagável pelo aplicativo de qualquer instituição bancária e o PIX, pois a fatura está com o QR Code impresso. Observando que não haverá nenhuma mudança no layout da conta de água e a suspensão do débito automático será comunicado aos consumidores", diz também a nota.
Contudo, até que a medida entre em vigor, o débito automático continua operando normalmente com os bancos credenciados. São eles: Banco do Brasil, Mercantil do Brasil, Santander, Caixa Econômica Federal, Bancoob e Itaú. Ouvinte da Rádio JM questionou a indisponibilidade do Banco Bradesco. "O credenciamento foi oferecido a todos os bancos instalados em Uberaba, e depende exclusivamente de manifestação da instituição bancária. E o Bradesco não apresentou o interesse", finaliza a nota enviada ao JM.