Diversos itens receberam o descarte correto durante o evento (Foto/Divulgação)
O Drive Thru do Descarte Eletrônico movimentou a praça Pôr do Sol no último sábado (22). O evento realizado pela Codau e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree), recolheu quase sete toneladas de eletroeletrônicos e eletrodomésticos que não estavam funcionando ou se tornaram obsoletos.
Computadores, celulares, televisão, teclados, mouse, câmeras, enfim, durante todo o evento a equipe da Codau e da Abree recebeu diversos resíduos eletrônicos. De forma prática e ágil as pessoas fizeram o descarte ambientalmente correto. No total foram dois caminhões e um furgão abarrotados de resíduos, que segundo a Associação, contabilizaram 6.839 quilos. Para a Abree este resultado está acima da média, entre as cidades que sediam o evento pela primeira vez.
A prefeita Elisa Araújo, esteve presente no Drive Thru, e colocou a mão na massa com o recolhimento dos materiais que chegavam. “É a primeira vez que participamos desta campanha junto com a Abree e Uberaba fez bonito, a quantidade de resíduos que recolhemos foi expressiva, quero parabenizar a todos”, afirma Elisa.
O presidente da Codau, Rui Ramos, também comemorou o resultado. “A população participou ativamente. Isso demonstra que assim como a Codau, todos estão cuidando do meio ambiente, e realizando o descarte no local adequado”, destaca Rui.
O presidente da Abree, Robson Esteves, parabenizou Uberaba. “O que recolhemos encaminhamos aos nossos parceiros que vão desmontar, separar e triturar cada produto. O que é possível aproveitar, volta para economia circular na produção de outros materiais, o restante é feita a destinação correta”, explica Robson.
Ainda durante o evento foi realizada a oficina da Turma da Clarinha e brinquedos da Fundação de Esporte e Lazer (Funel). Para aqueles que não conseguiram fazer no descarte durante o Drive Thru, basta levar o seu eletrônico na Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos, administrada pela Codau, que fica no Centro de Tecnologia e Educação Ambiental (CETA), Parque das Barrigudas, e funciona de segunda a sexta das 8h às 16h.