São constantes as reclamações dos moradores de vários bairros de Uberaba sobre a troca dos hidrômetros realizada pelo Codau. A principal reivindicação é do aumento no valor da conta de água após a substituição do equipamento.
Desde junho quando o Codau começou a troca do equipamento as reclamações foram diminuindo, mas ainda acontecem. Segundo o presidente da autarquia, José Luiz Alves, em entrevista à Rádio JM, é realizado um estudo em locais onde há decréscimo de consumo, e se diagnosticada alguma irregularidade o hidrômetro é trocado. “O aparelho será substituído em toda a cidade, mas nas residências em que a pessoa que faz a medição percebeu que estava com algum problema, foram as primeiras”, ressalta.
No entanto, José Luis destaca que muitos hidrômetros na cidade já não funcionavam mais. “Como não era registrado o consumo real, as pessoas estavam acostumadas com a conta mínima, com a troca o aparelho passou a registrar o que realmente era consumido, o que gerou muita reclamação”, completa.
O Codau começou a substituições dos hidrômetros no dia 2 de junho de 2007, e até o fim do mês de novembro foram trocados 58.301 hidrômetros.