CRÍTICO

Codau liga a segunda bomba na transposição do rio Claro

Nessa sexta-feira, a oferta de água na estação de captação chegou no limite para o abastecimento da cidade, o que levou a autarquia a acionar mais uma bomba na transposição

Publicado em 25/07/2025 às 07:05Atualizado em 25/07/2025 às 18:21
Compartilhar

A vazão do rio Uberaba caiu para um valor considerado crítico. A população deve economizar água, uma vez que o período da seca ainda deve se prolongar por mais alguns meses (Foto/Divulgação)

Abastecimento em Uberaba em sinal de alerta. Às 6h desta sexta-feira (25), a Codau ligou a segunda bomba do sistema de transposição do rio Claro. A informação foi confirmada pelo presidente Rui Ramos, ao Jornal da Manhã.

Veja ainda: Vazão do rio Uberaba cai próximo de nível crítico e reforça necessidade de uso consciente da água

Segundo Ramos, a vazão do rio Uberaba caiu para 1.200 l/s. O valor é muito próximo ao considerado crítico. Por isso, o presidente alerta que a população deve economizar água, uma vez que o período da seca ainda deve se prolongar por mais alguns meses. 

"Nós vamos fazer o máximo que for possível na operação do sistema", garante o presidente da Codau, Rui Ramos. Ele ainda pontua que os novos poços estão produzindo, a fim de minimizar o impacto da seca, inclusive o recém-inaugurado no Centro de Reservação 13. 

Com o acionamento da segunda bomba elétrica do sistema de transposição, cerca de 300 L/s são bombeados para complementar a vazão do rio Uberaba. A equipe técnica da Codau acompanha em tempo real, 24h,  de forma automatizada e manual, a vazão e o nível do rio Uberaba, e os números estão caindo. O nível dos reservatórios e o consumo da população também é monitorado frequentemente, para adotar medidas quando necessário. E conforme levantamento pluviométrico, já são 88 dias sem chuvas consideráveis, portanto é preciso intensificar as medidas de economia, ter consciência sobre o uso da água, sem abusar.

Vale lembrar que Uberaba tem alerta de tempo seco nesta sexta-feira (25). Por isso, o cuidado com a economia de água deve ser redobrado pela população, a fim de evitar desperdícios. A Codau ainda orienta que a população deve ter uma caixa d'água de, no mínimo, 1.000 litros para atender até cinco pessoas, o que garante o abastecimento na residência por 24h. Além disso, a grande aposta para solucionar o déficit hídrico de Uberaba é o sistema de captação de água no rio Grande. Contudo, a obra ainda deve se estender por pelo menos quatro anos. 

Neste ano, o sistema de transposição do rio Claro foi acionado no dia 11 de julho. Ele conta com dois conjuntos motobomba elétricos, outros dois motores elétricos acionados por gerador e um outro conjunto, movido à diesel, que ficará disponível em caso de necessidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por