Sem funcionar desde o início do ano, poço profundo no Uberaba 1 foi acionado ontem. A situação deverá normalizar o abastecimento na região, onde vários problemas por falta de água foram observados durante o período de seca.
De acordo com o presidente do Codau, Roberto Velludo, o poço entrou em funcionamento com produção média de 140 m³/s. A quantidade ainda está abaixo das previsões técnicas, porém, garante que será suficiente para suprir a demanda de abastecimento nos horários de pico e fins de semana.
Questionado sobre as denúncias de que o equipamento não funciona desde 2007, Velludo argumenta que o poço teve a operação paralisada diversas vezes desde que a FCA entregou a estrutura ao município. No entanto, ele nega que o poço está três anos fora de operação.
Segundo o presidente do Codau, após a entrega, o equipamento foi ativado, mas por problemas na bomba observou-se queda na capacidade de produção para 90 m³/s. A situação causou obstrução por depósito de sais minerais. Por isso, o funcionamento foi paralisado para análises técnicas.
Velludo declara que todas as medidas cabíveis foram tomadas para reativar o poço e não espera que seja necessário interromper a operação novamente. “Agora o especialista nos informou que o poço não está no lugar ideal, como acontece com os outros dois. Este fica à beira do Aquífero Guarani. Então, é um pouco mais melindroso. Mas se tudo correr bem, ele vai funcionar as 24h necessárias”, conclui.
Para os testes de vazão, a água do poço ficou jorrando das 8h às 17h. Questionado sobre o desperdício, o presidente do Codau explicou que o procedimento era necessário para verificar as condições da estrutura.