A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) informou que todos os reservatórios de Uberaba serão fechados na noite desta quarta-feira (15), entre 21h e 4h30 de quinta-feira (16). A medida segue o Plano de Contingenciamento da Seca, que prevê o fechamento noturno em situações de baixo volume de água.
Após as chuvas registradas no início da semana, os reservatórios chegaram a atingir 59,5% da capacidade, o que permitiu mantê-los abertos na segunda (13) e terça-feira (14). Nesse período, houve ainda redução de 13,5% no consumo de água, contribuindo para a estabilidade temporária do sistema.
Entretanto, a situação se agravou novamente. Na noite de terça-feira (14), o nível dos reservatórios estava em 33%, e na manhã desta quarta (15) subiu para apenas 48,7%, ainda muito abaixo do ideal, que é superior a 70%.
A Codau destacou que o período crítico não passou. O sistema de transposição do Rio Claro, que havia sido desligado após as chuvas, precisou ser religado na terça-feira (14) devido à queda da vazão do Rio Uberaba. Nesta manhã, o rio registrava 1.200 litros por segundo, com o auxílio de dois conjuntos motobombas em operação.
O clima também segue desfavorável. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não houve registro de chuva na terça-feira (14) e não há previsão de precipitação para esta quarta (15). As temperaturas devem chegar a 34°C, o que pode elevar o consumo de água.
Diante do cenário, a Codau reforça o pedido para que a população use a água de forma consciente e mantenha as medidas de economia, até que as chuvas se tornem constantes e o Rio Uberaba se recupere.