“Vários food trucks estão com fios expostos onde a enxurrada se acumula. Não entendo muito, mas não seria perigoso tomar um choque?”, disse o denunciante (Foto/Reprodução)
O Jornal da Manhã recebeu uma denúncia de leitor sobre possíveis riscos de choque elétrico na área dos food trucks instalados na Praça Magalhães Pinto, conhecida como Praça do Quartel. Segundo o relato, há fios energizados estendidos entre a rua e a calçada, alguns com emendas aparentes, em locais onde água da enxurrada costuma se acumular, aumentando o perigo para frequentadores. A Prefeitura de Uberaba informou que já iniciou tratativas com os permissionários para regularizar a rede elétrica e garantir a segurança no local.
Segundo o reclamante, que preferiu não se identificar, a situação representa um risco concreto para visitantes e trabalhadores, uma vez que já houve casos de acidentes com descarga elétrica em locais públicos em dias de chuva. “Vários food trucks estão com fios expostos onde a enxurrada se acumula. Não entendo muito, mas não seria perigoso tomar um choque? Recentemente houve o caso de uma menina que morreu por descarga elétrica em tempo de chuva. Penso que o correto seria suspender esses fios até a regularização”, relatou.
Diante do alerta, o JM questionou a administração municipal sobre a fiscalização e as medidas de segurança do espaço público. Em nota, o Executivo esclareceu que já está em tratativas com os feirantes que atuam na Praça do Quartel para regularizar a distribuição de energia elétrica que abastece as barracas e os food trucks instalados no local.
“Nas últimas semanas, reuniões entre equipes técnicas de vários setores da administração municipal, como das Secretarias de Planejamento (Seplan), Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Segurança Pública e Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), da Fundação Cultural de Uberaba (FCU) e os comerciantes vêm sendo realizadas para elaborar um cronograma de ações conjuntas, priorizando a segurança dos visitantes e trabalhadores da praça”, explicou.
A Prefeitura reforçou que atua preventivamente para evitar riscos elétricos e que a regularização da rede que atende aos permissionários da Praça do Quartel está entre as prioridades, com o objetivo de garantir mais proteção e conforto a todos que frequentam o espaço.
Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a segurança elétrica na Praça do Quartel é questionada. Em julho, após denúncia do Jornal da Manhã sobre uma caixa de energia aberta e com conectores expostos, a Prefeitura de Uberaba substituiu o equipamento por uma nova estrutura protegida por cadeado, dificultando o acesso indevido por pessoas não autorizadas.