O local mais recente denunciado ao JM é no bairro São Benedito, mas vários são os locais de Uberaba em que a falta de poda atrapalha a visibilidade dos motoristas, trazendo insegurança ao trânsito
A árvore com folhagens pendendo para o lado da via está encobrindo o semáforo localizado no cruzamento das ruas Raul Terra e Major Eustáquio, dificultando a visibilidade dos motoristas (Foto/Reprodução)
Problemas envolvendo semáforos encobertos por galhos de árvores continuam gerando reclamações de motoristas em Uberaba. Nesta quarta-feira (15), um ouvinte da Rádio JM relatou um problema no trânsito, envolvendo uma espécie arbórea no bairro São Benedito, que tem dificultado a visibilidade de que trafegam pelo local. A Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) informou que a poda já está incluída na programação e deve ocorrer até a próxima semana.
Segundo o reclamante, a árvore com folhagens pendendo para o lado da via está encobrindo o semáforo localizado no cruzamento das ruas Raul Terra e Major Eustáquio, dificultando a visibilidade dos motoristas. De acordo com o denunciante, a situação persiste há anos e gera risco de acidentes, especialmente em horários de pico.
Em nota, a administração municipal explicou que a programação é feita de forma setorizada, para otimizar recursos e garantir a eficiência do atendimento às demandas. O levantamento das necessidades é realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), que repassa as informações à Sesurb, responsável por planejar a execução dos serviços.
Diante da reclamação, a pasta anunciou que o serviço de poda nas imediações centrais já está na programação da Superintendência de Serviços Urbanos. A previsão é de que as equipes iniciem as podas nessa região até a próxima semana. Entretanto, após denúncia, a reportagem esteve na rua Raul Terra e constatou que a árvore foi podada ainda na tarde desta quinta-feira.
A árvore foi podada ainda na tarde desta quinta-feira (Foto/Macos Machado)
A secretaria ressaltou ainda que a poda de árvores localizadas em calçadas de residências e comércios é de responsabilidade do proprietário do imóvel, e que solicitações podem ser feitas ao Departamento de Posturas, por meio do canal Cidade Ativa, pelo número 0800 940 0101.
Recentemente, o JM divulgou outras reclamações semelhantes sobre semáforos encobertos por árvores em diferentes pontos, nas proximidades da Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, como nas avenidas Quinze de Novembro e Padre Leandro. À época, a Prefeitura de Uberaba também garantiu que as podas estavam inseridas no cronograma de manutenção urbana, o que, de fato, ocorreram na última semana.