(Foto/Reprodução)
Neste sábado (24), das 14h às 17h, acontecerá o lançamento do Projeto Técnico Social Pós-Ocupação nos bairros Girassóis III e IV, da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra), com a presença da prefeita Elisa Araújo. Além de atração musical do Grupo Pagode do Jorge, composto por moradores dos Girassóis, serão realizadas diversas atividades e a equipe técnica vai apresentar as diretrizes do trabalho.
Durante a execução do Projeto Técnico Social, nos próximos 10 meses, serão ministrados cursos de capacitação profissional, levantados durante o diagnóstico feito nos dois empreendimentos. Dentre eles: Informática, Manicure e Pedicure, Maquiagem, Culinária Clássica Mineira, Corte de Costura, Artesanato, Cabeleireiro e curso de Mecânica Automotiva.
Segundo a superintendente de Relações Sociais e Institucionais da Cohagra, Gicele Gomes, a Caixa Econômica Federal, que financia o Minha Casa Minha Vida (MCMV), aprovou a reprogramação do calendário de implantação do Projeto Social para os meses de janeiro e fevereiro e a partir do lançamento começam a ser realizadas as atividades. “O objetivo é dar subsídios às famílias beneficiadas com o Programa Minha Casa Minha Vida, para melhoria na qualidade de vida, no que tange aos direitos sociais, tais como saúde, educação, esporte, lazer e geração de renda”, afirmou.
A equipe da Diretoria Social da Companhia é responsável diretamente por esta execução. Segundo a diretora Débora Pegorari Ribeiro Amaral, o projeto tem alcance para 2.970 famílias, com objetivo de desenvolvimento de atividades para a integração territorial, inclusão social e desenvolvimento econômico das famílias beneficiárias do programa MCMV.
Ela destaca que estão previstas várias atividades com a comunidade nos próximos meses nos bairros, como oficinas socioeducativas com os moradores, rua de lazer e esporte, aulas de capoeira, futebol e artes marciais para crianças de 7 a 15 anos, Dia de Saúde no bairro; palestra de orientação sobre violência contra a mulher, oficina sobre resíduos sólidos.
Débora lembrou que serão formados os Grupos Gestores Locais, compostos pelas lideranças da comunidade, atuando como interlocutores da equipe da Cohagra junto aos moradores, para o desenvolvimento das ações, criando um sentimento de pertencimento por parte da comunidade.