A praça está tomada pelo mato e sem iluminação adequada, apresentando postes de luz tortos e com possível risco de queda (Foto/Reprodução)
Mais uma praça foi alvo de denúncias ao Jornal da Manhã, desta vez no Núcleo Habitacional Silvério Cartafina. Localizada na confluência entre a avenida Rosa Maria Frange Montes e a rua Bernardo Berber Martines, a área pública, com aspecto de abandono, está tomada pelo mato e sem iluminação adequada, apresentando postes de luz tortos e com possível risco de queda. Questionada, a Prefeitura de Uberaba informou que a limpeza será feita nos próximos dias e a iluminação passará por avaliação.
A denúncia foi feita por um ativista social de Uberaba, que cobra providências do poder público. Segundo ele, o local está impróprio para uso, oferecendo riscos à segurança e à saúde dos moradores, devido ao mato alto e à precariedade dos postes de iluminação, que apresentam inclinação e sinais de desgaste.
"Acima da praça tem um pessoal que cuida muito bem de um campo comunitário. Aí a gente tem, de um lado, um campo bem cuidado, e do outro, uma praça abandonada dessa. É ruim para quem mora na região. Fora os postes de iluminação do local que estão tombados, ameaçando cair, e o mato está muito alto”, conta o denunciante.
Na tentativa de sanar o problema, a Prefeitura de Uberaba comunicou que a praça foi incluída na programação da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) e que será contemplada com limpeza urbana em breve. Além disso, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) também confirmou que irá realizar a capina da área no prazo de 10 dias.
Com relação aos postes de rede elétrica, a Diretoria de Iluminação Pública e Telegestão informou que uma equipe da Concip será enviada para uma avaliação prévia dos riscos de queda dos materiais. “Caso seja constatada a necessidade de remoção, o serviço será feito em até uma semana”. O Departamento ainda garantiu que vai elaborar um novo projeto de iluminação para a área.