
Recenseadores do IBGE (Foto/IBGE)
Após a conclusão do Censo Populacional, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se prepara para a realizações de outros levantamentos, agora voltados para a área econômica, como informou o coordenador do IBGE em Uberaba, Marshal Marangoni, durante entrevista ao programa JM News 1ª Edição, da Rádio JM.
Durante a entrevista, Marangoni apresentou dados preliminares do Censo 2022. O último levantamento havia sido realizado em 2010 e, no final, Uberaba apresentava 295.988 habitantes. Agora, no Censo atualizado, são cerca de 327.700 cidadãos, um crescimento de 10% no número de uberabenses.
“Algumas pessoas falam que no IBGE só se trabalha de 10 em 10 anos, por conta da realização do censo populacional. Mas, já estamos nos preparando para novas operações como atualização dos mapas dos municípios que estão em nossa área de atuação e eles precisam ser atualizados. As cidades são dinâmicas, elas mudam, crescem. E nós também realizamos pesquisa econômicas, tanto mensais como comércio, indústria e serviços. Tem a pesquisa anual, utilizada para composição do valor do Produto Interno Bruto (PIB). Temos ainda pesquisas de registro civil, agropecuárias e pesquisas temáticas”, esclareceu Marshal Marangoni.
Entre as operações que o IBGE realiza está a pesquisa mensal do comércio. O levantamento produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no País, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.
Outra pesquisa citada pelo coordenador do IBGE em Uberaba é a mensal que trata de serviços. O levantamento produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no País, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.
O balanço total do censo populacional deve ser divulgado pelo IBGE somente no dia 28 de junho.