A última semana de 2025 e os primeiros dias de 2026 serão marcados por calor, aumento da umidade e pancadas de chuva no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A previsão é da climatologista e professora Alcione Wagner, que aponta mudança gradual no padrão do tempo entre os dias 29 de dezembro e 4 de janeiro.
Segundo a especialista, a circulação de ventos úmidos associada à atuação de uma frente fria no litoral do Sudeste favorece a infiltração de umidade na região. Com isso, o calor seco observado nos últimos dias tende a dar lugar ao calor úmido, aumentando significativamente as condições para chuva entre segunda-feira (29) e quarta-feira (31).
A passagem de 2025 para 2026, durante o Réveillon, deve ocorrer com sol entre nuvens e possibilidade de pancadas de chuva isoladas. Já a partir de quinta-feira (1º), as instabilidades ganham força com a formação de um corredor de umidade entre as regiões Norte e Sudeste do Brasil, intensificando a convergência de umidade sobre Minas Gerais.
A previsão indica acumulado de chuva entre 60 mm e 80 mm ao longo da semana. Apesar das temperaturas continuarem elevadas, com máximas que podem chegar a 30 °C, o aumento da nebulosidade e da umidade está dentro do esperado para este período do ano.
Alcione Wagner alerta ainda para o risco de temporais, já que a atmosfera aquecida pela onda de calor, ao encontrar ar mais frio e úmido, aumenta a chance de chuvas volumosas, acompanhadas de raios, rajadas de vento e até granizo. Por isso, a semana é considerada de alerta para toda a região.
As temperaturas devem variar entre 20 °C e 22 °C nas mínimas, e entre 27 °C e 33 °C nas máximas, com umidade relativa do ar oscilando de 50% a 100%.