
Apesar de o volume de chuva ter sido considerado moderado, com registro de 17 milímetros, os estragos foram provocados principalmente pelas fortes rajadas de vento (Foto/Reprodução)
As equipes de limpeza da Prefeitura de Uberaba seguem mobilizadas para atender os pontos atingidos pelo temporal registrado na noite de sexta-feira (26). Segundo informações repassadas ao Jornal da Manhã pelo secretário Pedro Arduini, força-tarefa atua na retirada de árvores caídas, galhadas e desobstrução de vias, as equipes estarão nesta segunda-feira (29) atuando no recolhimento de árvores caídas na Avenida Bento Ferreira e em vias dos bairros Chica Ferreira e Gameleiras. Os trabalhos devem seguir pelas próximas semanas. Além das equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), atuam também Corpo de Bombeiros, Codau – com limpeza urbana e cata-treco. Balanço inicial aponta para a queda de 75 árvores após a forte chuva, de acordo com nota à imprensa divulgada pela Secretaria Especial de Comunicação (Secom).
Apesar de o volume de chuva ter sido considerado moderado, com registro de 17 milímetros, os estragos foram provocados principalmente pelas fortes rajadas de vento. Segundo a professora e climatologista Alcione Wagner, os ventos chegaram a variar entre 75 e 88 quilômetros por hora em algumas regiões da cidade, o que ocasionou quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia e danos a imóveis.
De acordo com Pedro Arduini, duas frentes principais estão em atuação: uma do programa Pró-Árvores, responsável pelos cortes e manejo de árvores, e outra dedicada à limpeza urbana. “As equipes estão se revezando entre os pontos. Assim que finalizamos o corte de uma árvore, seguimos imediatamente para o próximo local”, explicou. A Codau também reforça os trabalhos com equipe do Cata Treco, utilizando caminhão próprio para recolhimento das galhadas.
Atualmente, cerca de 20 profissionais estão envolvidos nas operações, com apoio de uma estrutura composta por caminhão carroceria, três caminhões trucados, pá carregadeira, dois caminhões munk e um triturador. Duas equipes do Corpo de Bombeiros também seguem atuando nos cortes de árvores, principalmente em situações de risco.
Segundo informações do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM), desde a tempestade foram registradas 42 ocorrências relacionadas à queda de árvores em vias públicas e residências, além de cinco vistorias de risco de queda. Até o momento, parte das demandas já foi atendida, enquanto outras seguem em andamento ou dependem de atuação conjunta com a Cemig, especialmente nos casos envolvendo fiação elétrica.
Lixo urbano. A reportagem do Jornal da Manhã acionou também a Codau e o Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande) acerca do possível reforço na coleta após a forte chuva e aguarda retorno. O espaço está aberto à manifestação.