Brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2025 tem até o dia 30 de junho para o alistamento no Serviço Militar. Essa é uma obrigação legal, conforme a Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964. O serviço militar atua na promoção da unidade nacional, contribuindo para a formação de cidadãos com espírito cívico, valores de solidariedade e justiça e princípios éticos.
"O cidadão irregular com o serviço militar fica impedido de tirar passaporte, título de eleitor, ingressar em cargo público e fazer matrícula na universidade", explica o secretário da Junta de Serviço Militar de Uberaba, Leonardo Nascimento da Costa Medeiros.
Leia também: Credibilidade das Forças Armadas despenca e 72% não confiam nas instituições militares, diz pesquisa
Após o alistamento, os jovens passarão por processos de seleção com entrevista, exames médicos e testes físicos. Caso aprovado, passa a compor uma das organizações militares das Forças Armadas.
Em Uberaba, o alistamento pode ser feito na Junta Militar, localizada na rua Tristão de Castro, 105, Centro. O jovem deve procurar o órgão portando documentos como RG, CPF, Certidão de Nascimento e comprovante de residência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3318-7499.