15ª Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social e pela Prefeitura de Uberaba (Foto/Divulgação PMU)
Com o tema “20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): construção, proteção social e resistência”, começou na quinta-feira (10) a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e pela Prefeitura de Uberaba.
O evento continuou na sexta-feira (11), das 12h às 18h, no auditório Turmalina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), com a definição de propostas para aprimoramento da assistência social. A conferência reúne usuários, trabalhadores, conselheiros, gestores e representantes de entidades e movimentos sociais da área.
Nas boas-vindas, o secretário de Desenvolvimento Social de Uberaba, Ernani Neri, enfatizou que o SUAS é uma conquista coletiva e deve ser defendido diariamente. “O SUAS representa muito mais que uma rede de serviços. É um instrumento de garantia de direitos, de promoção da dignidade humana e de proteção social. Que esta conferência seja um marco para refletirmos sobre os avanços, reconhecermos as lutas e renovarmos nossa energia para o futuro”, disse.
A presidente do CMAS, Elisa Kiosz, destacou a importância da conferência como espaço democrático de escuta e construção coletiva. “É uma oportunidade para reafirmarmos a assistência social como direito e propomos, de forma participativa, caminhos concretos para melhoria do SUAS em todos os níveis de gestão", afirmou.
A abertura incluiu explanação sobre os eixos temáticos que nortearão os debates no segundo dia de evento e palestra magna sobre o tema central da conferência pelo conselheiro estadual Wellington Donizete Marques de Lima. Na palestra, Lima percorreu os marcos do SUAS, destacando avanços como expansão e profissionalização da assistência social e criação de mecanismos de controle social. O conselheiro também apontou desafios como financiamento insuficiente e irregular e a necessidade de defesa do SUAS como política de Estado.
Nesta sexta-feira, grupos de trabalho deliberarão propostas para o fortalecimento da assistência social, com base em cinco eixos temáticos: universalização do SUAS; aperfeiçoamento contínuo do SUAS; integração de benefícios socioassistenciais; gestão democrática, informação e comunicação transparente; sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.
Após os debates, na plenária final, serão selecionadas propostas prioritárias para as esferas municipal, estadual e nacional — as municipais seguem ao Poder Executivo e as demais às conferências superiores. Ainda nesta sexta-feira, serão escolhidos os representantes de Uberaba para a etapa regional da conferência, marcada para 22 de julho, e eleitos os novos conselheiros do CMAS, com posse em novembro.