MOVIMENTO

Começa a paralisação dos trabalhadores da Codau em Uberaba

Publicado em 22/04/2025 às 09:32
Compartilhar
Inicialmente prevista para o dia 15 de abril, a mobilização dos trabalhadores foi remarcada para hoje a fim de garantir o cumprimento do prazo legal de 72 horas de notificação (Foto/Divulgação)

Inicialmente prevista para o dia 15 de abril, a mobilização dos trabalhadores foi remarcada para hoje a fim de garantir o cumprimento do prazo legal de 72 horas de notificação (Foto/Divulgação)

A semana começou com paralisação dos servidores da Codau, em Uberaba. Conforme anunciado na semana passada, a categoria pretende cruzar os braços por duas horas diariamente até que haja abertura para negociação salarial. A mobilização teve início nesta terça-feira (22), das 7h às 9h, em frente ao Centro de Reservação 6, na avenida Nenê Sabino. Os trabalhadores pleiteavam 10% a mais nos salários e 15% a mais no tíquete, mas terminou frustrada sem receber sequer a recomposição inflacionária.

Inicialmente prevista para o dia 15 de abril, a mobilização dos trabalhadores foi remarcada para hoje a fim de garantir o cumprimento do prazo legal de 72 horas de notificação. A retificação da data foi formalmente encaminhada à direção da Codau pela representante jurídica do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto (Sindae), Natália Salge.

De acordo com o sindicato, a categoria decidiu pela paralisação diante da ausência de qualquer proposta de reajuste salarial ou recomposição inflacionária por parte da administração. Os servidores cobram, ao menos, o índice da inflação acumulada para preservar o poder de compra dos salários.

O presidente do Sindae, Adelair Donizete Ribeiro, informou aos ouvintes da Rádio JM que a mobilização seguirá até que a prefeita Elisa Araújo (PSD) reabra a negociação. "Ela é irredutível. Ela já foi bem clara, mas a gente está aqui, firme e forte", declarou o presidente.

O Sindae reforça que a revisão geral anual está prevista na Constituição Federal como mecanismo de recomposição do valor real da remuneração, não se tratando de aumento salarial. No ofício encaminhado à Codau, a direção do sindicato alerta que a omissão do Município em garantir a revisão pode configurar descumprimento constitucional e acarretar responsabilização legal.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por