A ação conjunta é comandada pela Secretaria de Serviços Urbanos e Obras, em conjunto com a Cemig, o Procon e as empresas de telefonia (Foto/Divulgação)
Começa nesta terça-feira (4) o mutirão para o recolhimento de cabos soltos em Uberaba. A ação conjunta é comandada pela Secretaria de Serviços Urbanos e Obras, em conjunto com a Cemig, o Procon e as empresas de telefonia. A ação acontece inicialmente na avenida Dom Luiz Maria Santana, escolhida como projeto piloto para que os profissionais mapeiem o tempo de ação. As demais vias da cidade também serão alvo do mutirão.
Segundo a Sesurb, no primeiro dia da ação foram removidos os cabos inutilizados em um quarteirão da via. O trabalho segue nesta quinta-feira (6) e tem previsão de conclusão na sexta-feira (7).
“Segundo o Procon Uberaba, muitos postes estão sobrecarregados com cabos inutilizados, o que compromete a infraestrutura urbana e representa riscos à segurança da população. Nosso propósito é unir esforços para promover uma cidade mais segura, organizada e eficiente nos serviços públicos”, destacou o secretário Pedro Arduini.
Em recente entrevista à Rádio JM, o secretário Pedro Arduini garantiu que haverá rigor contra os cabos soltos na cidade. A ideia é setorizar Uberaba em cinco áreas e fazer uma espécie de arrastão em cada uma delas, com prazos definidos para conclusão dos trabalhos.
Vale lembrar que os cabos soltos representam risco à população. Em caso exposto pelo Jornal da Manhã no fim de janeiro, um motociclista chegou a se enrolar num cabo solto entre as ruas José de Freitas Silveira e Avelino Inácio de Oliveira e por pouco não resultou em grave acidente.
A legislação municipal nº 13.040/2019 determina que as empresas responsáveis pelos cabos também têm o dever de retirar os que estão fora de uso. Contudo, a ausência de identificação clara de propriedade sobre os cabos inutilizados tem dificultado a fiscalização e a manutenção adequada dos postes. O projeto, articulado entre a Prefeitura, empresas e órgãos reguladores, busca solucionar esse gargalo, promovendo uma infraestrutura urbana mais segura e eficiente.