Lixo jogado em área da Univerdecidade causa revolta em uberabense. Em meio ao verde, pedaços de papelão, restos de materiais utilizados em construção e até portas e pias que não foram reaproveitadas.
Para o comerciante Marcos Antônio Resende, é inadmissível que o local próximo às margens do rio Uberaba esteja se transformando em depósito de entulhos. Ele conta que já fez diversos flagrantes, mas que não é possível conter aqueles que desrespeitam o meio ambiente. “Eu acho que a população tinha que ter um pouco mais de consciência e saber que é uma área de preservação”, pontua.
Na região encostada à ponte velha ocorre o trabalho para despoluir o rio Uberaba. Marcos Antônio questiona a falta de interesse da iniciativa privada em auxiliar na proteção do lugar. “Não adianta tentar fazer estação de tratamento de esgoto se todos não entenderem que o lixo tem um local próprio. Tudo bem que a cidade é grande, são muitas áreas para cuidar, mas falta gente com disposição para amenizar o problema”, explica.
Há um ano, o comerciante e proprietário de uma gráfica, resolveu começar a plantar mudas frutíferas na região. Já somam mais de mil pés espalhados e o reflorestamento passou de hobby a ideal. “Onde tem uma estaca tem uma árvore que vai crescer e dar frutos, por isso é preciso respeito, porque mais gente vai poder usufruir daquilo que nós temos hoje”, conclui.