Muito aguardado pela população, o projeto de Wi-Fi nas praças de Uberaba começa, enfim, a sair do papel. Após tratativas iniciadas ainda em 2024, o vice-prefeito, Mauricinho de Sá, e o secretário de comunicação, Marcos Ferreira, confirmaram que a Praça da Abadia, local escolhido para o piloto, agora é oficialmente o ponto de testes do serviço. A iniciativa integra o programa “A Praça é Nossa”, que já revitalizou nove espaços públicos e prevê a entrega de até 14 praças até o fim de 2025.
De acordo com Marcos, em entrevista ao Pingo do J, da Rádio JM, o teste envolve uma parceria entre a empresa Algar Telecom, a Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) e a própria Prefeitura de Uberaba. “Estamos avaliando a qualidade do sinal, a segurança para os usuários, especialmente crianças e jovens, e a velocidade diante da demanda”, explicou.
A expectativa é de que o serviço esteja disponível para a população ainda este ano, acompanhando o ritmo das obras de revitalização das praças. A iniciativa tem como principal objetivo ampliar o acesso à internet para a população, reconhecendo a conexão digital como uma necessidade essencial nos dias atuais.
A oferta de internet gratuita em espaços públicos já foi tentada em administrações anteriores, com projetos pontuais como o Internet Popular, implantado em 2016 nos terminais Leste e Oeste — ainda em operação —, além de iniciativas temporárias em outras praças. Agora, com a expansão da infraestrutura de fibra ótica em Uberaba, a proposta é mais robusta e integrada à política de requalificação urbana.
Além da ampliação do acesso digital, o programa “A Praça é Nossa” também tem buscado reforçar o sentimento de pertencimento da população em relação aos espaços públicos. Para o vice-prefeito, a conservação dos locais não deve ser responsabilidade exclusiva do poder público, mas, sim, de toda a comunidade. “O objetivo do programa é que a população entenda que o espaço é dela, que precisa ser cuidado por todos. Temos conversado com moradores e comerciantes dos entornos e muitos têm se tornado parceiros nessa preservação. Só assim vamos conseguir vencer essa questão, principalmente se pensarmos também no aspecto turístico da cidade”, destacou.
Até o momento, nove praças já foram entregues pelo programa municipal, entre elas as dos bairros Alvorada, Jardim Itália, Oneida Mendes, Tutunas, Umuarama, Alfredo Freire, Girassóis e Dom Eduardo. A previsão, segundo Mauricinho, é de que 14 praças sejam inauguradas até o fim de 2025.