A partir do dia 1º de julho, entrará em vigor a unificação das máquinas de cartão de crédito, que pretende facilitar a vida de lojistas
A partir do dia 1º de julho, entrará em vigor a unificação das máquinas de cartão de crédito, que pretende facilitar a vida de lojistas e consumidores. Em todo o comércio do Brasil, a nova máquina unificada de cartão de débito e crédito vai substituir as atuais, usadas na maioria pelas bandeiras Visa e Mastercard. A mudança vai trazer economia aos lojistas e consumidores, já que o aluguel da maquininha será até 80% mais barato.
Fúlvio Ferreira, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberaba, conta que há anos as CDLs de todo o país vêm pedindo ao Banco Central a regulamentação dos cartões e que a unificação das maquininhas é um passo importante para isso.
“É uma briga de cachorro grande contra o BC. Hoje as tarifas de cartão de crédito e débito são muito altas. Nós queremos um controle disso. A mudança nas máquinas já é um passo; mostra que estamos conseguindo.”
Fúlvio explicou que as bandeiras, principalmente Visa e Mastercard, estão disputando os clientes com a oferta de vantagens em troca da exclusividade. Na rixa por predomínio de mercado, o preço do aluguel das maquininhas vai cair e as taxas podem ficar mais baratas ao consumidor.
“Mas os lojistas têm que ficar espertos, pois não dá pra fechar contrato com a primeira oferta. É como acontece com o telefone celular, tem que ir a mais de uma operadora pra ver o melhor plano.”