Proximidade do cometa com o Sol pode dificultar sua observação, pois seu brilho pode ser ofuscado (Foto/Reprodução)
O início desta semana terá dois eventos astronômicos visíveis em Uberaba. O primeiro é o cometa C2024 G3 Atlas, que sobreviveu à passagem pelo ponto próximo ao sol e agora está visível nos hemisférios norte e sul. O segundo, trata-se do primeiro alinhamento planetário de 2025. Ambos os eventos podem ser vistos logo após o pôr do sol.
O cometa C2024 G3 Atlas é tido, até o momento, como o cometa mais promissor do ano. Os cientistas tinham pouca esperança de que ele sobrevivesse ao periélio (ponto em que um astro está mais próximo do Sol), no dia 13 de janeiro, mas o cometa mostrou sua força e seguiu sua órbita, como todo o seu brilho, mesmo depois de chegar tão próximo do Sol. Agora, já se afastando do astro, se tornou visível aos espectadores da Terra. Mas a tendência é que seu brilho diminua rapidamente, portanto, é recomendado que se observe o quanto antes!
No alinhamento planetário, visível na terça-feira (21), todos os planetas visíveis a olho nu – Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno – e os visíveis apenas com a utilização de telescópio – Urano e Netuno – estarão próximos ao horizonte, não distantes uns dos outros. Alguns, inclusive, estarão bem perto, como os brilhantes Vênus e Saturno.
Planetas do sistema solar estarão visíveis logo após o pôr do Sol (Foto/reprodução)
Para observar ambos os eventos, é preciso olhar na direção oeste, próximo ao horizonte, logo após o pôr do sol. O cometa está bem próximo do Sol, o que dificulta sua observação, pois os últimos raios solares do dia podem ofuscar seu brilho, mas torna mais fácil de se localizar. Já os planetas estarão baixos no horizonte, entre o oeste e a direção nordeste. É recomendado procurar um local com o mínimo possível de poluição luminosa, com horizonte limpo e, se possível, utilizar instrumento óptico, como luneta, binóculo ou telescópio.