Bares e lanchonetes de Uberaba já iniciaram o aquecimento para os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo de Futebol que começa daqui a 15 dias. Os estabelecimentos pertencentes a um dos setores que mais se beneficiam com a transmissão das partidas devem concentrar grande parte da torcida uberabense atraída, em sua maioria, pelas bebidas geladas, petiscos e telões de alta definição preparados para a ocasião. De acordo com Mário Vasques Molinar, proprietário de uma choperia na rua Artur Machado, a expectativa é a de que o consumo da bebida aumente em até 30% durante os jogos do mundial. “Há dez dias já está tudo decorado com bandeiras de todos os países participantes, adesivos e displays na mesa. Além disso, vamos fazer uma promoção na hora das partidas: quem tomar quatro chopes ganha uma raspadinha para concorrer à prêmios”, explica. Entre eles, os mais sortudos podem levar para casa uma caneca com ilustrações de Ziraldo e outros grandes chargistas brasileiros, todas relativas ao futebol. “Vai ser muito bacana”, resume. Ainda como parte do esforço promocional para atrair mais consumidores, o empresário garante que os preços dos produtos não serão inflacionados. “Tudo vai custar o mesmo de sempre e quem vier não paga entrada nem consumação mínima”, promete. Proprietário de uma rede de bares e restaurante com várias unidades em Uberaba, o empresário Cristiano Gonçalves também vai apostar nas promoções. Segundo ele, a estratégia que será adotada nos estabelecimentos da rede ainda não foi completamente formatada, mas, a torcida já pode comemorar duas decisões importantes: haverá sorteio de camisas da seleção brasileira durante as partidas e não será preciso reservar mesas antecipadamente. “Ainda não projetamos estimativas de faturamento, mas, baseado nas copas anteriores, é certo que o fluxo de cliente vai aumentar muito. Se passar na 1º fase então, ótimo”, considera. Dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo apontam que toda a procura nos bares deve fazer com que o setor de bares fature sozinho R$ 840 milhões a mais do que em um período normal. Para não deixar os lucros escaparem, o setor deve investir em pequenas reformas e na compra de televisores. Na média, os pequenos estabelecimentos devem gastar R$ 1.000 enquanto os empreendimentos de médio porte devem investir R$ 2.000. Em todo o país, os investimentos na preparação para a Copa do Mundo irão movimentar R$ 300 milhões.