Na foto, os coordenadores dos cursos de Contabilidade e Administração da Fazu, Michelle e Luciano (Foto/Divulgação)
Com o avanço tecnológico e as mudanças de mercado, o perfil dos grandes gestores mudou. Competências comportamentais, perspectiva inovadora e empreendedora tornaram-se qualidades essenciais, enquanto a formação acadêmica precisou evoluir para acompanhar esse cenário.
Os coordenadores dos cursos de Gestão da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) apontam as características do profissional do futuro. O coordenador acadêmico e do curso de Administração, Luciano Pimenta, explica que o mercado deixou de valorizar apenas o perfil técnico, passando a exigir profissionais conectados e com habilidades humanas. Ele destaca que metodologias modernas e o contato direto com o mercado são diferenciais importantes na formação.
Doutor em Administração pela USP e com cerca de 30 anos de experiência em educação profissional, Luciano observa uma mudança significativa no comportamento dos alunos. “Hoje, eles chegam à graduação mais conectados às transformações do mercado e interessados em desenvolver competências que vão além da técnica. Valorizam temas como sustentabilidade, inovação e propósito, e demonstram vontade de empreender ou liderar projetos de impacto”, analisa.
Com a Administração Fazu, Roberta consegue alinhar o interesse em gestão e agronegócio (Foto/Divulgação)
A aluna Roberta Camargo Tardivo, do 2º período de Administração, afirma que sempre foi apaixonada pela área e buscou uma formação completa. “Quando vi que a Fazu oferecia o curso de Administração, meus olhos brilharam. Além disso, aprendo muito sobre o agronegócio, mesmo não cursando Agronomia, já que minha família atua nesse ramo”, conta.
A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Michelle Silva, mestre em Administração pela MUST University (Flórida, EUA), confirma essa mudança de perfil. Com mais de 15 anos de experiência acadêmica, ela destaca que a Fazu prioriza a aplicabilidade do conhecimento. “O aluno da Fazu possui um perfil participativo, curioso e com senso de propósito. Buscam desenvolver competências como liderança, comunicação e visão empreendedora, alinhadas às demandas reais do mercado”, afirma.
Mesmo no começo da graduação, Kamila já estagia em uma grande empresa (Foto/Divulgação)
A estudante de Ciências Contábeis Kamila Ferreira, do 1º período, já atua como jovem aprendiz na Usina Delta e vê na experiência uma oportunidade de crescimento. “Trabalho no setor Fiscal e de Faturamento, área próxima da contabilidade. Desde pequena me encantava ao passar por escritórios contábeis em Uberaba e pensava: ‘É isso que quero para a minha vida’. A curiosidade e o interesse pela área só aumentaram com o tempo”, relata.
Com mais de 10 anos de existência, o curso de Gestão do Agronegócio da Fazu também prepara profissionais para um mercado agro moderno. “O currículo do curso abrange desde as novas tecnologias necessárias para a gestão até o mercado financeiro das commodities agrícolas”, explica a coordenadora do curso, Márcia Borges. A gestora é engenheira florestal, mestra em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).