Coordenadoria geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior de Uberaba entrou em rota de colisão
Coordenadoria geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Município de Uberaba (Sinte-Med) entrou em rota de colisão com o reitor eleito da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Ela afirma que Virmondes Rodrigues Junior descumpriu uma promessa feita aos trabalhadores em sua campanha, durante a eleição da instituição de ensino.
De acordo com uma das coordenadoras do sindicato, Mirtes Reis, quando Virmondes era candidato a reitor, ele e a candidata a vice-reitora, Ana Lúcia de Assis Simão, estiveram na entidade em busca de apoio e prometeram que haveria eleição para a diretoria de Enfermagem.
“Garantiram que a democracia iria pautar a administração, mas esqueceram isso”, afirma ao denunciar, juntamente com Loila Aparecida Rodrigues, também coordenadora do sindicato, que o diretor de enfermagem Gilmar Rosa da Silva foi chamado pelo reitor e vice-reitora, e recebeu um pedido para que ele não se candidatasse. “A Reitoria fez esta solicitação porque teria alguém de sua indicação para se candidatar ao cargo”, completa Loila.
Ela lembra que a promessa de haver eleição para a diretoria de Enfermagem foi feita não somente dentro do Sinte-Med. “Ocorreu também durante os debates realizados junto à categoria e em visitas setoriais dentro do Hospital Escola”, afirma.
Para as coordenadoras do Sinte-Med, a atitude do reitor foi arbitrária e, por isso, fizeram um abaixo-assinado junto aos trabalhadores da enfermagem para defender a realização da eleição. Elas esperam que cerca de 800 assinaturas sejam recolhidas até o final da semana. “Não estamos pedindo que o diretor seja o Gilmar, mas queremos o direito de a categoria escolher quem vai assumir um cargo de tamanha importância”, frisa Mirtes.
Virmondes afirmou que tomou conhecimento da reclamação e da realização do abaixo-assinado, mas que por enquanto não irá fazer qualquer pronunciamento sobre eles.