Sedex, serviço de entrega de encomendas dos Correios, perdeu a mercadoria do comerciante Nilton José Castro, despachada no último dia 3 para a cidade de São Simão, no Estado de Goiás.
Segundo Nilton, 48h depois do envio, o destinatário da encomenda o procurou para reclamar sobre o não-recebimento. “Então, fui ao correio, me deram cinco dias úteis para apurar o caso, e, como ninguém me procurou, tive que voltar à agência e descobri que minha mercadoria tinha sido perdida”, explica.
O pior, entretanto, foi a informação que o comerciante recebeu logo após a constatação da perda. “Vão me reembolsar em R$ 34, somente o valor da postagem. Quer dizer, fiquei no prejuízo de R$ 400, que é o preço da mercadoria”, reclama.
A justificativa da agência, segundo Nilton, foi a de que o reembolso não seria possível porque ele não contratou o seguro da encomenda. “O engraçado é que ninguém me ofereceu. Eu sequer sabia dessa possibilidade”, ironiza.
De acordo com o gerente regional dos Correios, Fábio Fonseca de Andrade, o atendimento ao cliente nas agências prevê que, durante a postagem, o atendente mencione sobre a possibilidade de serviços com o aviso de recebimento e, também, o seguro, que corresponde a 1% do valor total do produto segurado. “Foi realmente uma exceção, pois casos assim não costumam ocorrer”, garante. De acordo com o gerente, a postagem foi realizada em uma das agências franqueadas e continua sob investigação.