
Nesta semana, a movimentação em frente à agência central, em Uberaba, voltou a chamar atenção (Foto/Reprodução)
Os atendimentos relacionados aos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continuam sendo realizados normalmente nos Correios de Uberaba, mas com previsão de encerramento em 14 de novembro de 2025. Segundo a empresa, as etapas de contestação, adesão ao acordo e pagamento seguem sendo executadas de forma simultânea até o encerramento do prazo.
Nesta semana, a movimentação em frente à agência central, em Uberaba, voltou a chamar atenção. As filas têm se formado ainda antes da abertura e, em alguns dias, chegaram a dobrar a esquina, reflexo do grande número de aposentados e pensionistas remarcados para comparecer ao local em datas específicas para o ressarcimento.
Em nota, os Correios informaram que a movimentação atípica se deve ao aumento da procura pelo serviço por parte de beneficiários que sofreram descontos indevidos em seus auxílios previdenciários. Estão sendo prestados os serviços referentes as três etapas do processo, com contestação, adesão ao acordo e pagamento sendo feitos de forma simultânea. De acordo com a empresa pública, para dar mais agilidade ao processo, um atendente exclusivo foi designado para orientar esse público, minimizando os transtornos.
“Lamentamos os transtornos pontuais e reafirmamos o compromisso com o atendimento presencial a aposentadas, aposentados e pensionistas, atuando para tornar o processo mais acessível, seguro e eficiente”, destacou nota oficial.
O serviço, que começou em maio, tem como objetivo garantir o ressarcimento integral dos valores descontados indevidamente em benefícios previdenciários, sem necessidade de ação judicial. Em Uberaba, milhares de segurados já procuraram a agência desde o início da operação, que chegou a registrar filas diárias no período da manhã, especialmente após o início da fase de adesão ao acordo de devolução.
A orientação dos Correios é que os segurados busquem o atendimento com tranquilidade, levando documento de identidade e evitando aglomerações.