Evento realizado em Uberlândia reúne representantes das macrorregiões Triângulo Norte e Sul para troca de experiências e fortalecimento das ações de vigilância.

(Foto/Divulgação)
Servidores de Uberaba participam do Seminário Macrorregional de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador, que ocorre nos dias 22 e 23 de outubro, em Uberlândia. O encontro reúne profissionais das macrorregiões Triângulo Norte e Triângulo Sul, com foco no fortalecimento das ações e integração das equipes municipais.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Uberaba, Fernanda Luiza Mendonça Oliveira, integrou a mesa de abertura do evento, destacando a importância da troca de experiências e do trabalho conjunto entre os municípios.
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Uberaba também esteve presente. O representante Paulo Cesar Tavares participou da mesa-redonda sobre o fortalecimento da Vigilância em Saúde do Trabalhador no SUS, discutindo estratégias e ações interinstitucionais.
Entre as experiências apresentadas, Uberaba teve destaque com o trabalho “Ferramentas Digitais como Aliadas na Notificação de Trabalho Infantil em Uberaba”, conduzido pela servidora Josiane Dias. A iniciativa foi uma das selecionadas para apresentação oral entre os casos exitosos na área de Vigilância em Saúde do Trabalhador.
Nesta quinta-feira (23), o servidor William Raimundo Costa apresenta a experiência “Liquens como Sentinelas da Qualidade do Ar: Experiências de Biomonitoramento Ativo e Passivo de Poluentes Atmosféricos em Uberaba”.
O seminário tem como objetivo qualificar as ações de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador nas macrorregiões mineiras, promovendo atualização técnica, integração entre os profissionais e ampliação da capacidade de prevenção e resposta do setor de saúde.