O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) inicia, nesta terça-feira (13), um ciclo de capacitações continuadas com foco no fortalecimento do atendimento à população em Uberaba. A iniciativa reúne 12 encontros ao longo do ano e busca qualificar as equipes que atuam na Proteção Social Especial.
A primeira capacitação do ciclo tem como tema “Letramento em sexualidade e gênero” e será conduzida pela coordenadora do Centro de Referência em Saúde da População LGBTQIAP+ (Cresp), Nayara de Oliveira Arantes. A formação aborda conceitos fundamentais para o atendimento adequado de demandas relacionadas a gênero, sexualidade e garantia de direitos.
De acordo com Nayara Arantes, a articulação entre as áreas da Saúde e da Assistência Social contribui diretamente para a melhoria do atendimento ao público, ao reduzir abordagens preconceituosas, ampliar a compreensão de demandas específicas e fortalecer o vínculo entre usuários e serviços, além de colaborar para o enfrentamento de desigualdades e violências.
A gerente do Creas, Camila Tertuliano, explicou que o tema foi escolhido por sua relevância no cotidiano das equipes técnicas, que lidam com situações de violência, violações de direitos e vulnerabilidades sociais frequentemente atravessadas por questões de gênero e sexualidade. “A proposta da capacitação continuada visa promover espaços permanentes de diálogo, atualização e troca de saberes, contribuindo para o fortalecimento das práticas profissionais e para a qualificação das respostas institucionais ofertadas pelo Creas”, afirmou.
O ciclo de capacitações terá continuidade nos próximos meses. O próximo encontro está previsto para abordar o tema “Atribuições da Delegacia de Proteção e Atenção à Família no atendimento à pessoa idosa e à pessoa com deficiência no município de Uberaba”, com participação da delegada Ludmila Perfeito.
