Previsão no início do dia era de fechamento de reservatórios em regiões específicas da cidade, mas a situação se agravou com os níveis de armazenamento chegando a 20% no fim da tarde de ontem
Devido ao agravamento da crise hídrica em Uberaba, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) antecipou, nessa sexta-feira (21), o fechamento emergencial de todos os reservatórios da cidade. A medida, que estava prevista para ocorrer às 21h, foi iniciada ainda às 17h e deve durar até as 5h deste sábado (22).
Segundo a autarquia, o nível de armazenamento dos reservatórios caiu para menos de 20% no final da tarde, o que obrigou a adoção do “Fechamento Total Emergencial”, previsto no Plano de Contingenciamento da Seca. O procedimento suspende a liberação de água por 12 horas, na tentativa de recuperar os níveis de reserva.
No início do dia de ontem, a Codau anunciou o fechamento dos reservatórios por setores da cidade, iniciando pela região leste, o que aconteceria às 21h. No entanto, a queda brusca dos níveis mudou o planejamento.
O forte calor registrado ao longo do dia contribuiu para o aumento do consumo e acelerou a queda no volume disponível. A situação do rio Uberaba, única fonte de abastecimento da cidade, também é considerada crítica. Nessa sexta, a vazão chegou a ficar abaixo de mil litros por segundo. De acordo com a Codau, somente chuvas significativas e constantes seriam capazes de restabelecer os níveis normais do manancial — cenário que não tem se confirmado.
A companhia reforça o alerta à população para que mantenha e intensifique o uso consciente da água. O pedido é para que o consumo seja restrito às necessidades essenciais, como hidratação, preparo de alimentos e higiene pessoal. Atividades não prioritárias devem ser adiadas para preservar a água armazenada nas caixas residenciais.
A Codau reforça que a seca permanece severa e que o desperdício deve ser evitado ao máximo.
O Plano de Contingência de Abastecimento, foi aprovado integralmente pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG) e define os parâmetros que orientam o fechamento dos reservatórios da cidade quando os níveis de armazenamento atingirem patamares críticos.
O encerramento do plano se dará quando a transposição do rio Claro for desligada, a vazão do rio Uberaba estiver estabilizada acima 1.200 litros/segundo e o índice de reservação, medido às 22h, for superior a 40%.