Com o prédio da sede em reforma, equipe do CTA realizou ações nas praças Pôr do Sol/Sicoob, Dom Eduardo, Doutor Jorge Frange, Carlos Gomes, Rui Barbosa e Santa Teresinha. (Foto/Divulgação)
Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba divulgou o balanço das ações do CTA Itinerante em janeiro. Durante o mês, a iniciativa percorreu sete praças da cidade, oferecendo acolhimento, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), atendimento psicossocial e distribuição de preservativos. No total, foram feitos 928 testes rápidos, 232 atendimentos psicossociais e distribuídos 1.764 preservativos masculinos e 800 femininos.
A iniciativa foi criada para desafogar os atendimentos no prédio do CTA, que passa por reformas. As atividades ocorreram de terça a quinta-feira em sete praças da cidade: Pôr do Sol/Sicoob, Dom Eduardo, Doutor Jorge Frange, Carlos Gomes, Rui Barbosa e Santa Teresinha.
As ações com maior número de atendimentos aconteceram na praça Rui Barbosa, onde foram feitos, no dia 29, 308 testes rápidos, 77 atendimentos psicossociais e distribuídos 488 preservativos masculinos e 150 femininos. Já no dia 22, foram 228 testes e 57 acolhimentos, duas ações que contaram com a parceria da Câmara Municipal. A praça Doutor Jorge Frange foi outro ponto de grande movimento, com registro de 188 testes e 47 acolhimentos no dia 16.
A iniciativa buscou descentralizar os atendimentos e evitar aglomerações no CTA, uma vez que o prédio está em obras.
A Secretaria de Saúde reforça a importância do diagnóstico precoce e da prevenção, incentivando a população a fazer o teste, seja no CTA Itinerante ou na unidade de saúde mais próxima de sua casa.