Às vésperas do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio entidades que trabalham sofrem com a falta de voluntários
Às vésperas do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, entidades que trabalham com a prevenção e apoio às pessoas com problemas emocionais, sofrem com a falta de voluntários.
Em Uberaba, atualmente o CVV conta com apenas 15 voluntários, quando o ideal seria ter, no mínimo, 35 pessoas no atendimento. E pela falta de apoio e de novos voluntários, os plantões são maiores para conseguir atender todo o público que busca ajuda. Segundo a coordenadora da comissão de divulgação, Valderli Menezes, são plantões de até 12 horas. Só assim é possível atender à demanda que tem uma média mensal de mil ligações. Destas cerca de 300 se transformam em o que eles chamam de apoio, quando a pessoa continua a buscar pelo apoio dos voluntários.
Ainda segundo Valderli Menezes, a instituição aceita inscrições para novos voluntários e deve oferecer o curso novamente. O último, que seria realizado no início do ano foi cancelado, pois não houve procura. “Esperamos que mais voluntários se juntem ao CVV. É preciso que eles participem dos cursos, pois só assim podemos ver o perfil de cada um e a própria pessoa perceber se esta pronta para assumir essa responsabilidade. Essa formação é um pilar fundamental para se atender aqueles que procuram o CVV.
O serviço planeja buscar pessoas para atendimento pela internet. Para informações sobre como se tornar um voluntário basta ligar para os seguintes números: 141 ou 3317-4111.